Páginas

10 de junho de 2015

Cientistas explicam a origem dos olhos azuis

capa_olhosazuis Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhagen, revelou que os olhos azuis apareceram graças a um único indivíduo que nasceu em algum local da região do Mar Negro entre 7 e 10 mil anos atrás com uma mutação genética.
O pesquisador que liderou o estudo, Hans Eiberg, afirma que houve um acidente genético e que essa mutação afetou o gene OCA2, presente no genoma humano e um dos responsáveis pela produção de melanina.
Para chegar a esse resultado, Eiberg e sua equipe viajaram por diversas partes do mundo, simplesmente, para estudar o DNA mitocondrial de indivíduos com olhos azuis. Eles deram especial atenção à mutação genética associada com a redução na produção de melanina.
Houve 800 voluntários que participaram do mapeamento genético, e desse apenas um não apresentava exatamente as mesmas alterações associadas com a mutação responsável pela produção de olhos azuis. Mas, curiosamente, essa pessoa tinha olhos azuis com uma única manchinha castanha.
Segundo disseram, a partir do levantamento realizado, eles concluíram que todas as pessoas de olhos azuis descendem de um mesmo ancestral comum, de quem herdaram precisamente a mesma mutação genética. E quando os primeiros humanos começaram a migrar para a Europa há milênios, eles carregaram essa característica em seus genomas e isso talvez explique a maior concentração de pessoas com olhos azuis nesse continente.
Fonte: Live Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário