Páginas

8 de maio de 2014

Por que há mais destros que canhotos?

Por anos os canhotos foram considerados um tipo de aberração. Muitas religiões os chamavam de “filhos da besta” e, nas escolas, o braço esquerdo das crianças canhotas era amarrado durante as aulas para que aprendessem a escrever com a mão direita. Mas, com passar do tempo, o misticismo acabou e essas pessoas deixaram de ser vistas como uma ameaça para a sociedade. Acontece, no entanto, que o mistério que envolve os canhotos não acabou junto com o preconceito. 
Cientistas admitem, até hoje, que não sabem ao certo o que faz das pessoas destras ou não.Segundo eles, dados mostram que até 90% da população mundial tem a mão direita como preferencial. Nos animais, entretanto, a média é de 50% para cada lado (destros e canhotos), especialmente em casos de a cães, gatos e chimpanzés. 
Um das teorias consideradas para explicar porque há mais pessoas destras que canhotas no mundo é a diferença cerebral entre elas. Segundo os estudiosos, há uma disparidade anatômica e funcional no cérebro das pessoas que usam mais a mão esquerda. No entanto, eles suspeitam que essa alteração seja mais um resultado da preferência do que sua causa propriamente dita. Além dos fatores genéticos e hereditários, há cientistas que ainda atribuem essa escolha de lados ao meio em que a pessoa nasceu. Eles explicam que muito do que já aconteceu com os canhotos na história pode refletir agora na predominância de pessoas destras. 
Apesar da confusão na busca por respostas conclusivas, neurologistas explicam que se as pessoas não tivessem uma preferência natural por um dos lados, o problema seria ainda maior. Conforme eles, o tempo de alfabetização, de forma geral, poderia ser prolongado até que todos descobrissem se são canhotos ou destros ou até que aprendessem a  escrever com as duas mãos.
Fonte:FatosDesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário