Páginas

24 de abril de 2014

Livro indecifrável chama atenção de especialistas

Livro indecifrável chama atenção de especialistas (Foto: Simon Worrall/BBC)  
Um livro escrito em um idioma que não existe e ilustrado com plantas e criaturas nunca vistas é um dos grandes mistérios da Bibilioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros da Universidade de Yale (Estados Unidos).
O livro é conhecido como “Manuscrito de Voynich”, uma homenagem ao comerciante de livros usados Wilfrid Voynich, polonês naturalizado britânico que teria descoberto o misterioso livro na Itália, em 1912.
O manuscrito possui mais de 200 páginas ilustradas. Os desenhos parecem coisas descritas em visões alucinógenas, plantas estranhas, símbolos astrológicos e criaturas em forma de medusas.
Wilfrid Voynich, que nasceu em 1865 afirmava ter encontrado o manuscrito em um seminário jesuíta, nos arredores de Roma, chamado Villa Madragone. No entanto, muitos especialistas acreditam que o livro não passa de uma falsificação. Segundo estes, ele teria adquirido uma grande quantidade de pergaminho e que aplicou seu bom conhecimento de química, obtido na Universidade de Moscou, para produzir tintas com pigmentos parecidos com os usados na Idade Média.
Se você ficou curioso, a boa notícia é que o misterioso livro já foi digitalizado e é possível acessá-lo clicando aqui.
(DOL com informações da BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário