Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados
Unidos, analisou 65 marcas de cereais para descobrir se as pessoas e
personagens que aparecem nas embalagens influenciam no comportamento dos
consumidores.
Os resultados da pesquisa apontam que os cereais para crianças são
dispostos nas duas prateleiras inferiores que ficam a cerca de 60
centímetros do chão, enquanto os produtos feitos para adultos ficam nas
duas prateleiras superiores a uma média de 1,20 metros de altura.
Eles encontraram nos estudos é que as embalagens de cereais para
crianças usam personagens cujos olhos estão em um ângulo médio de 9,6
graus para baixo – que é suficiente para fazer com que o personagem e a
criança tenham contato visual. As figuras que aparecem nas embalagens
para adultos olham praticamente reto, buscando também o contato visual.
A influência e o comportamento
Mais do que entender quais são os mecanismos das empresas ao criar e
expor seus produtos, os pesquisadores tinham como principal objetivo
determinar se esses recursos causavam algum tipo de influência no
comportamento dos consumidores.
Então, após analisar as embalagens e identificar as estratégias das
empresas, os pesquisadores realizaram um segundo estudo para determinar
os sentimentos e a conexão que os consumidores demonstravam com relação a
cada marca.
Nesta etapa, os participantes precisavam dar uma nota para a
confiança e a conexão que sentiam com o produto. Para isso, os
pesquisadores mostraram aleatoriamente duas versões de uma embalagem: em
uma delas o personagem (que era um coelho) estava olhando para a frente
e na outra ele olhava para baixo.
Os resultados mostraram que a confiança na marca era 15% maior e o
sentimento de conexão era 28% mais alto quando o participante
estabelecia contato visual com o personagem. Além disso, quando existia
contato visual, os voluntários afirmavam gostar mais do cereal do coelho
(que se chama Trix) do que de outros cereais.
Isso nos mostra que, independente da idade do consumidor, o contato
visual com as pessoas ou personagens que aparecem nas embalagens
aumentam os pensamentos positivos com relação ao produto e influenciam
diretamente na escolha do consumidor.
E você, caro leitor, o que acha do uso desse tipo de recurso por
parte das empresas que desenvolvem produtos para crianças e adultos?
Fonte: Megacurioso /Food Psychology
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