O público ocidental podem não estar familiarizados com o nome
“Alibaba”, mas o nome pode entrar para a história como o maior IPO
(oferta pública inicial) da história, superando o badalado Facebook. A
gigante do e-commerce chinesa pode oferecer até US$ 28,2 bilhões em
ações, enquanto a rede social oferecia apenas US$ 16 bilhões.
O
objetivo, a princípio, é vender cerca de 277,8 milhões de ações, ou
cerca de 12% da empresa, mas a quantia a ser embolsada depende de como
for avaliado o valor da empresa. Segundo os rumores citados pela CNET, a
empresa vale entre US$ 135 bilhões e US$ 235 bilhões, o que se reflete
em um IPO entre US$ 16,2 bilhões e US$ 28,2 bilhões.
A Alibaba é
descrita como uma espécie de misto de Amazon com eBay, por ser dona de
vários serviços de comércio eletrônico, entre os quais está o TaoBao,
que permite que os usuários vendam produtos entre si, o Tmall, que
possibilita que marcas como Apple e Gap vendam diretamente para o
usuário final. Além disso, como a Amazon, ela também tem seu próprio
serviço de armazenamento em nuvem, chamado Aliyun.com.
Em 2013, a
Alibaba registrou 231 milhões de compradores, cerca de 76% dos
consumidores online da China (total de 302 milhões). São 8 milhões de
vendedores ativos, concluindo cerca de 11,3 bilhoes de pedidos, uma
média de 49 por comprador.
A Alibaba não é tão grande quanto a
Amazon em número de funcionários, mas também mostra tem uma equipe de
respeito. São 20.884 empregados, a maioria deles empregados em
engenharia e análise de dados (7.306); a área de vendas, marketing e
negócios vem logo em seguida (5.189).
Em relação a geração de
receitas, a chinesa vem em franca acensão. Entre março de 2012 e março
de 2013, foram gerados US$ 5,6 bilhões. No entanto, de lá até dezembro
do ano passado, já foram US$ 6,5 bilhões. Sem nem mesmo anunciar os
resultados do primeiro trimestre deste ano, a marca do ano anterior já
foi superada, retratando o crescimento rápido.
Fonte:
Via CNET
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