Páginas

15 de janeiro de 2014

Pesquisadores criam micromoinhos capazes de carregar o seu celular

Uma possível solução para o problema do grande gargalo da tecnologia atual, a bateria, pode estar sendo desenvolvida por dois cientistas de uma universidade americana. Parece inusitado, mas a dupla pretende usar a energia eólica para carregar celulares, utilizando múltiplos moinhos de vento com um tamanho reduzido.

Smitha Rao e J.C. Chiao preveem um futuro onde  um case para celular possa carregar centenas de micromoinhos, cada um com cerca de 1,8 milímetros, para gerar energia do movimento do ar. Para isso, ele precisaria ser balançado, para gerar movimento no ar, ou ser deixado próximo a uma janela em um dia de vento.
Os pesquisadores dizem ter usado técnicas de origami para criar o moinho, que são feitos de um níquel flexível, descrito como durável, capaz de resistir a vendos fortes sem quebrar, com o auxílio de um design aerodinâmico.

Os cientistas da Universidade do Texas criaram a tecnologia para uma empresa de Taiwan chamada WinMEMS. Rao apontou o orgulho de ser percebido por uma grande empresa internacional e ver as aplicações de sua pesquisa imediatamente, ressaltando, porém, que os micromoinhos ainda tem muitas outras possíveis utilidades ainda não exploradas.
Chiao também indica que a tecnologia poderia ser usada em um painel com milhares de moinhos, que poderiam ser posicionados na lateral de um prédio para fornecer energia.
Via CNET 

Nenhum comentário:

Postar um comentário