O avanço da tecnologia
está permitindo ao homem desenvolver diversos dispositivos pequenos em
tamanho, mas gigantes em capacidade de armazenamento. Agora, uma
estranha descoberta promete criar HDs 20 vezes menores do que os atuais,
mas com um imensurável espaço para dados.
A tecnologia descoberta é uma partícula que poderia encolher o disco rígido de um computador portátil para o tamanho de um amendoim. Essa partícula, chamada de skyrmion, é capaz de armazenar os dados em meios ultra compactos. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de computadores mais rápidos, capazes de combinar armazenamento com capacidade de processamento.
Essa evolução só vai se tornar realidade graças ao trabalho de físicos que conseguiram encontrar vórtices magnéticos microscópicos. Os skyrmions são arranjos de átomos que podem agir como um ímã que apresenta mais estabilidade topológica.
Segundo os cientistas da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, essa nova tecnologia oferece a possibilidade de armazenar a informação de forma estável e, teoricamente, um dispositivo skyrmionic poderia armazenar 20 vezes mais dados por unidade de superfície do que os discos rígidos atuais. No entanto, ainda existe um longo caminho de pesquisas até que a tecnologia esteja pronta para ser utilizada. É preciso testar todas as aplicações práticas dos skyrmions.
O nome da partícula estudada na Alemanha é uma homenagem a Tony Skyrme, um físico britânico que foi o primeiro a teorizar a existência dos skyrmions em 1962. De uma forma simples, os skyrmions são minúsculos campos magnéticos que cercam grupos de átomos. No futuro, esses campos serão a base para o armazenamento de dados.
Segundo os pesquisadores, os eletrônicos baseados em skyrmions não seriam apenas menores e mais estáveis, eles também usariam menos energia e seriam mais econômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário