Páginas

16 de agosto de 2013

As 10 prisões mais curiosas do mundo.

As prisões nasceram como lugares para isolar criminosos, mas não  a mesma finalidade que têm hoje. Originalmente, serviam como local de passagem entre a detenção e a condenação efetiva, o que hoje se conhece como prisão preventiva.

A estadia dos presos era breve, mas isso mudou quando as prisões passaram a abrigar os marginalizados pela sociedade – delinquentes, loucos, doentes, desocupados e prostitutas – e mais tarde, a aplicar castigos em caráter privado, não em praça pública, gerando atos bárbaros, como descreve Michael Foucault no livro Vigiar e Punir.

No  entre as prisões do passado e as penitenciárias atuais, que nas sociedades democráticas têm como finalidade a reeducação e reinserção social, surgiram centros de detenção que se destacam por seus aspectos curiosos, alguns nada agradáveis.

1. A mais famosa: Alcatraz
prisão


A penitenciária de Alcatraz, a mais famosa do mundo.  John O’Neill/Wikimedia Commons

Cenário de diversos  de Hollywood e conhecida por não ter registrado uma única fuga em seus 29 anos de funcionamento, até 1963, Alcatraz é considerada a prisão mais famosa do mundo. Situada na ilha homônima, no centro da baía de São Francisco, na Califórnia, é hoje uma atração turística administrada pelo Serviço de Parques Nacionais.

Seus milhares de visitantes diários podem conhecer e fotografar a cela que o mafioso Al Capone ocupava quando foi encarcerado, em 1934. O procurador-geral na época, general Robert F. Kennedy, decidiu fechar “A Rocha”, como era conhecida popularmente, devido ao custo de manutenção, três vezes mais alto que o das outras prisões.

2. A mais segura: ADX

Outra penitenciária da qual é praticamente impossível escapar é The United States Penitentiary Administrative Maximum Facility (ADX), considerada a prisão mais segura do mundo. Foi construída em 1994, no estado norte-americano do Colorado, para alojar os piores criminosos do país. Atualmente, abriga cerca de 500 prisioneiros, entre terroristas famosos, assassinos impiedosos e detentos transferidos de outras penitenciárias por comportamento violento ou tentativas de fuga.

Algumas de suas práticas são questionáveis, já que beiram a desumanidade: os presos só podem sair de suas celas nove horas por semana,  interação quase nula com os outros internos, e as refeições são realizadas dentro da própria cela, que conta apenas com uma cama e um banheiro. Construídas em concreto armado, as celas praticamente não permitem a entrada da luz do sol.

3. A mais ecológica: Bastøy
prisão

A prisão verde de Bastøy. Foto Grim23/Wikimedia Commons

A antítese da ADX está na ilha Bastøy, na Noruega, cuja penitenciária homônima é famosa por ser a mais ecológica do mundo. O edifício recicla materiais e reduz suas emissões de carbono com painéis solares, que suprem cerca de 70% da energia necessária.

Nas hortas da penitenciária, os presos cultivam seus próprios alimentos orgânicos, livres de pesticidas. Os detentos também podem praticar atividades ao ar livre, como tênis, equitação e até natação, quando as águas do Mar do Norte esquentam no verão.

4. A mais luxuosa do mundo: Justizzentrum Leoben
prisão

A prisão cinco estrelas da Áustria. Foto Hohensinn Architektur/Divulgação

Além de Bastøy, outra penitenciária onde os presos vivem com conforto é a Justizzentrum Leoben, na Áustria. Considerada uma prisão “cinco estrelas”, abriga um tribunal e tem capacidade para 205 reclusos.

No edifício de vidro e aço inoxidável, as celas são individuais e as áreas comuns oferecem facilidades dignas de um hotel. A Áustria é um dos países com os menores índices de violência do mundo, e a grande maioria dos crimes consiste em roubos e fraudes.

5. A mais capitalista: San Pedro

Cruzando o Atlântico, existe uma prisão onde também se pode viver com luxos, desde que se pague por eles. Na penitenciária de San Pedro, localizada em La Paz, Bolívia, mais de mil detentos vivem e trabalham atrás de grossos muros e portas de segurança. Eles podem morar com familiares e se dedicar ao comércio e outras atividades típicas de uma , como se estivessem em liberdade.

Não há guardas de segurança, nem grades nas celas, e algumas delas têm banheiro privativo, cozinha e a cabo. Mas quem quiser morar na melhor ala precisa pagar por isso, respeitando os preceitos capitalistas da propriedade privada. Do contrário, o réu deve permanecer na ala pobre da prisão, onde as celas são pequenas e compartilhadas.

O fechamento de San Pedro foi anunciado há pouco tempo, e seus prisioneiros devem ser transferidos para outra unidade prisional.

6. A mais familiar: Aranjuez

Outra prisão que permite a presença de familiares é a de Aranjuez, na Espanha, 40 quilômetros ao sul de Madrid. A penitenciária conta com celas familiares decoradas com personagens da Disney, uma creche e um parque infantil. O objetivo é evitar que as crianças cresçam longe dos pais e reabilitar os detentos pela proximidade com a família.

7. A menor do mundo: Sark

Existe uma lugar onde é impossível abrigar uma família: a prisão de Sark, localizada na ilha de Guernsey, uma dependência da Coroa Britânica localizada no  da Mancha. Foi construída com pedras em 1856 e é considerada a menor prisão do mundo, já que abriga apenas dois detentos. É utilizada para pernoites de presos que cometeram delitos leves.

8. A mais povoada: Kresty
prisão

Kresty: A prisão mais povoada do mundo Foto: Domínio público

Já a prisão de Krestey aloja bem mais de dois prisioneiros. Embora tenha capacidade para três mil reclusos, sua população passa de dez mil. Cada detento dispõe de apenas quatro metros quadrados e quinze minutos por semana para tomar banho.

Situada em São Petersburgo, na Rússia, é a mais superpovoada do planeta, embora não ofereça as piores condições de confinamento – triste mérito de algumas prisões africanas de países com governos ditatoriais.
Em 2006, o ex-presidente Vladimir Putin anunciou que a penitenciária seria transferida para uma nova instalação no Distrito Kolpinsky – mas até o momento, ela continua em funcionamento.

9. A mais cara: San Quentin

Uma prisão que provavelmente será transferida para outro lugar é a de San Quentin, na Califórnia. Diferentemente da maioria dos centros de detenção, que se localizam em pontos distantes das cidades, em regiões desérticas ou pouco urbanizadas, essa penitenciária está avaliada em cem milhões de dólares porque ocupa terrenos na região mais valorizada da Baía de São Francisco.

A prisão é cercada por montanhas de um lado e por água nos demais. Observada à distância, rodeada por uma densa vegetação escura, é uma paisagem pitoresca.

10. A mais divertida: Cebu 



Para completar o ranking, a prisão de Cebu, nas Filipinas, destaca-se por abrigar os detentos “mais divertidos do mundo”. Depois de assistir ao filme Um Sonho de Liberdade, o diretor da penitenciária achou que a música seria uma boa terapia e criou um programa que ensina coreografias aos presidiários. Elas são apresentadas em eventos culturais ou de caridade, em que os espectadores podem tirar fotografias com os “astros” e comprar suvenires. A iniciativa fez tanto sucesso que conta com a participação de mais de mil presos. Uma das apresentações gerou o vídeo acima, um dos mais vistos do Youtube. Por mais intrigante que seja, ninguém quer passar muito tempo dentro de uma prisão. É o que demonstram os protagonistas de Prison Break em sua quarta temporada, todas as quartas, às 21 horas, no Investigação Discovery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário