1° Detroit Electric 1912
Carros elétricos eram quase metade da frota no início do século 20. O modelo da empresa de Thomas Edison mostra porque fracassaram: o radiador de mentira estava lá para evitar o estigma de “carro de dodoca” que eles tinham. Custava quase cinco vezes o preço de um Ford T.
2° Buckminster Dymaxion 1933
Conhecido como o criador da cúpula geodésica, Buckminster Fuller criou um modelo de três rodas, para 11 pessoas, aerodinâmico e com velocidade máxima de 190 km/h. Um acidente na Exposição Mundial de Chicago fez com que nunca fosse lançado.
3° Chrysler Airflow 1934
Construído a partir de testes de túneis de vento, foi o primeiro carro aerodinâmico a entrar em produção, inovando também na suspensão, que o tornava muito mais confortável. O visual de vanguarda foi rejeitado pelos consumidores, atrasando o design automotivo em anos.
4° Tatra T97 1936
Quando Hitler ordenou a Ferdinand Porsche que criasse o Fusca, ele roubou o design de fabricante tcheco. Numa cruel ironia, a produção foi interrompida pela invasão dos nazistas, em 1938, com apenas 508 lançados. A Volkswagen teve de ressarcir a Tatra pelo plágio em 1967.
5° Tucker 1948
O modelo futurista foi destruído por um processo do governo, que acusou Preston Tucker de coletar fundos sem nunca pretender fazer um carro. Ele fez 50 e foi absolvido, mas o atraso faliu a empresa. Virou filme de Ford Coppola, que também deu prejuízo.
6° Ford Edsel 1958
Em 1957, a Ford lançou uma massiva campanha de marketing prometendo um carro como nunca visto. O Edsel não tinha nada de mais e a grade foi comparada à certa parte da anatomia feminina. O prejuízo foi de US$ 3 bilhões em dinheiro de hoje.
7° Ford Pinto 1971
Vendeu bem, mas ganhou fama de matar o ocupante carbonizado em qualquer colisão traseira. A Ford foi forçada a fazer m recall em 1978, num processo no qual foi revelado que considerava as reparações judiciais as vítimas preferíveis ao custo do concerto.
8° Aston Martin Lagonda 1976
A empresa britânica transformou o que era um esportivo típico dos anos 70 numa nave espacial em forma de cunha. Era futurista também por dentro, com computadores de bordo exibindo informações em telas de LED- quando decidiam funcionar. Apenas 645 foram vendidos.
9° Delorean DMC 12 1981
Quando se tornou coestrela em De Volta para o Futuro, seu fabricante já havia falido fazia três anos, após o dono da fábrica se propor a vender cocaína para salvá-la. O que sobrava em visual faltava em desempenho- ia de 0 a 100 km/h em 10, 9 segundos, pouco melhor que um Gol 1.0.
10° Pontiac Aztec 2001
A empresa anunciou o crossover como “possivelmente o carro mais versátil do mundo”. O design insólito, que tentava atrair as gerações mais jovens, foi universalmente execrado. Seu fracasso é uma causa para o fim da Pontiac, em 2010, após 84 anos de funcionamento. Fonte:Clic+
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