Páginas

28 de outubro de 2013

Usar chinelos são péssimos à saúde

capa_chinelo
Pesquisadores da Universidade de Auburn (EUA), descobriram que usar chinelos, além de ser muito perigoso, muda a maneira do usuário andar e essa mudança sutil pode levar a severos problemas nas solas dos pés, tornozelos e calcanhares.
Os chinelos podem parecer mais confortáveis porque eles mantêm os pés mais frescos. Porém eles não fornecem bom apoio para os pés.
Foram filmados os 39 voluntários usando chinelos e observaram o movimento de juntar os dedos para manter os chinelos presos, enquanto o pé está fora do chão.
  • Este movimento estica a planta do pé, o tecido conectivo que se estende do calcanhar até os dedos, causando inflamação, dor ao longo da sola, calos no calcanhar e pés fatigados em geral.
Os pesquisadores também perceberam que os voluntários alteraram seu andar, com passos menores e tornozelos voltados para dentro, possivelmente para evitar que os chinelos caíssem. Isso, os pesquisadores desconfiam, pode causar problemas de longo prazo no quadril e tornozelos.
Conclusão, sandálias com alças no calcanhar são mais saudáveis, pois o pé não precisa se contrair para manter o calçado seguro. Estes calçados também oferecem melhor apoio para os calcanhares.
pessoas que acreditam que andar descalçar é um modo mais saudável do que usar qualquer tipo de calçado. Eles usam o argumento “natural” para explicar como os humanos nunca foram feitos para usarem sapatos e eles gostam do que chamam de: andar como a natureza manda.
  • Mas eles não sabem que a natureza é apenas a estrutura sobre as quais os humanos evoluíram para viver cerca de 20 anos, reproduzirem-se e morrerem.
Há uma razão pela qual os homens criaram os calçados a dezenas de milhares de anos atrás. Além da neve gelada, das bolhas criadas pela areia quente ou dos cortes feitos pelas pedras afiadas, os calçados foram criados para evitar doenças. Não vestir roupas também é natural, mas elas se tornaram uma necessidade em 90% do mundo que fica muito frio ou muito quente para ficar nu.
Andar descalço é apenas melhor do que andar em sapatos inadequados ou malfeitos como chinelos e saltos altos, mas andar descalço em países industrializados não é um grande problema por causa de numerosas coisas não naturais existentes nela como sistema de esgotos e suaves áreas pavimentadas.
Fonte: Livescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário