Páginas

22 de novembro de 2012

Na primeira fila, mãe de Barbosa diz que vai ‘Chorar Muito’


Benedita Barbosa
Benedita Barbosa, 76 anos (à direita, na foto), mãe do ministro Joaquim Barbosa, foi acomodada na primeira fila do plenário do Supremo Tribunal Federal para acompanhar a posse do filho na presidência do STF.
Ela diz que não conseguirá segurar as lágrimas e vai “chorar muito”. A mãe do ministro se diz “crente” há 52 anos, da Assembleia de Deus e afirma que o filho pode até não frequentar igreja, mas lê a Bíblia.

Painel com imagens de Joaquim Barbosa na escola estadual Antonio Carlos, onde ele estudou, em Paracatu (Foto: Cíntia Acayaba / G1)
Painel com imagens de Joaquim Barbosa na escola estadual Antonio Carlos, onde ele estudou, em Paracatu (Foto: Cíntia Acayaba / G1)

Atores Lázaro Ramos e Milton Gonçalves participaram da cerimônia.
Martinho da Vila e apresentadora Regina Casé também foram ao STF.

A posse de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (22) foi acompanhada por celebridades, autoridades e ex-ministros da corte. Entre os famosos presentes estavam os atores Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Martinho da Vila e a apresentadora Regina Casé.
A presidente Dilma Rousseff e os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, também compareceram. A plateia se formou ainda por diversas autoridades como ministros de Estado, governadores e ex-ministros da corte.
Atores chegam para a cerimônia no STF (Foto: G1)
Atores Lázaro Ramos e Milton Gonçalves chegam ao STF, ao lado do deputado Protógenes Queiroz (Foto: G1)
Ao chegar Lázaro Ramos citou que Joaquim Barbosa deve usar a "sabedoria" no cargo de presidente do Supremo. "Acho que é uma palavra: sabedoria. Porque imagino que a Justiça não seja uma coisa tão simples de se fazer, então tem que ser sábio a cada situação."
Lázaro Ramos disse que a mulher dele, a atriz Taís Araújo, não pôde comparecer à cerimônia. O ator chegou com o também artista Milton Gonçalves, que afirmou que Barbosa está na presidência do Supremo por "mérito".
"Ele tem que ser lembrado pela capacidade, pelo raciocínio, por aquilo que ele empregou na juventude, na adolescência, para se tornar um homem dessa importância. Óbvio que, como negro, eu su copartícipe, parceiro dele, mas ele esta lá só por mérito, por mérito, só isso."
A apresentadora Regina Casé, que gravou nesta manhã um entrevista com a presidente Dilma Rousseff para o programa Esquenta, em Brasília, disse que a posse de Barbosa é uma " dia histórico".   (Foto: Priscilla Mendes/G1)
Regina Casé disse que a posse de Barbosa é
"dia histórico". (Foto: Priscilla Mendes/G1)
Gonçalves disse considerar "bacana" que Barbosa vá presidir o Supremo com "estilo combativo".
A apresentadora Regina Casé, que também compareceu à posse, disse que Barbosa é um "exemplo" para jovens brasileiros. "Um exemplo de que o único caminho para lutar contra desigualdade é a educação."
O cantor e compositor Martinho da Vila disse que a posse de Barbosa, o primeiro negro a comandar o Supremo, é um evento que "já devia ter acontecido há muitos anos". "Já devia ter acontecido há muitos anos e finalmente aconteceu", disse o cantor.
Também presente à cerimônia, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nélson Piquet disse que a posse deve ser comemorada por todos. Ele disse que é amigo pessoal de Barbosa há 10 anos. "[Barbosa] vai continuar sendo a mesma pessoa e já deu exemplo disso na condução do processo do mensalão."

O deputado federal Romário (PSB-RJ) também disse estar "feliz" com a posse de Joaquim Barbosa. "Eu também como negro fico feliz de saber que temos uma pessoa competente, um trabalhador, objetivo, honesto, sério, que vai assumir o maior cargo do pais no Poder Judiciário. E também quero aproveitar para parabenizá-lo, para desejar sorte, que continue sendo esse ministro, esse homem, que vem demonstrando que a Justiça está acima de qualquer coisa, do bem e do mal, e começamos a entender que vale para todos, pobre, rico, preto, branco, pequeno, grande. O que vem fazendo o ministro, e agora presidente do Supremo, principalmente nesses atos do mensalão, é algo que nós brasileiros podemos nos orgulhar."
Além de celebridades, os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, da Bahia, Jaques Wagner, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também acompanharam a cerimônia.
O ex-presidente do Supremo Carlos Ayres Britto, que se aposentou na semana passada, ficou no plenário sentado ao lado de outros ex-ministros da corte, como Ellen Grace, Cezar Peluso e Nelson Jobim.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário