Páginas

24 de novembro de 2012

Menino com doença rara tem o pé de “hobbit”


O chinês Xiao Meng sofre de uma rara condição que faz seu pé inchar, o que dificulta sua locomoção e causa dores ao jovem. O menino de 14 anos, apelidado de “hobbit” (raça que faz parte da mitologia criada pelo escritor J.R.R. Tolkien e que tem pés grandes e peludos) pelos colegas, sofre de neurofibromatose congênita. O caso comoveu a população local e a família recebeu centenas de milhares de dólares em doações após o jovem aparecer na mídia local.
Segundo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, a condição é rara e afeta uma a cada 3 mil pessoas – mas existem variações ainda mais raras, sendo que algumas afetam apenas uma a cada 25 mil pessoas.
“Nós somos uma família simples e me parte o coração vê-lo sofrer, mas não temos dinheiro para remédios”, diz o pai, Meng Zhaoguang. “Eu gosto de ir à escola, mas dói caminhar e eu não consigo ir rápido ou participar de muitas brincadeiras. As crianças às vezes me chamam por nomes, mas elas não querem ser cruéis”, diz o adolescente.
Os professores do menino lançaram uma campanha para arrecadar fundos para seu tratamento – e tiveram o apoio da mídia chinesa. Após a comoção causada pelo caso, um hospital prometeu fazer o tratamento gratuitamente.
Xiao agora precisará passar por uma operação para retirar o excesso de crescimento. O próximo passo será aprender a usar o pé após a cirurgia. “Nós temos como tratar a condição e, quando ele estiver estável, nós planejamos reduzir o tamanho do pé e assim ele vai parecer mais normal”, diz Tang Yujin, do Hospital da Criança de Xangai.
As NIH explicam que a neurofibromatose é na verdade um grupo de três diferentes desordens genéticas. Elas causam o crescimento de tumores – geralmente benignos – no sistema nervoso. A causa da doença é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada a mutações nos genes que trabalham na supressão do crescimento de células do sistema nervoso.
Fonte:ebizarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário