Páginas

30 de novembro de 2012

Presidente palestino apela por volta da negociação de paz com Israel.

Abbas criticou expansão da colonização israelense. Na véspera, Assembleia Geral da ONU reconheceu Estado Palestino.
O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta sexta-feira (30) a retomada das negociações de paz com Israel e o fim da colonização, um dia após a aprovação do status de Estado observador não membro da ONU para a Palestina pela Assembleia Geral do organismo diplomático. "Disse mil vezes que queremos retomar as negociações e estamos dispostos a fazê-lo (...), mas existem não menos de 15 resoluções da ONU que consideram que a colonização é ilegal e um obstáculo para a paz (...) Por que (os israelenses) não suspendem a colonização?", disse Abbas a jornalistas em Nova York.
Pouco antes, Israel anunciou a autorização para construir mais 3 mil casas em assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, no que foi considerado uma "represália" pelos palestinos, um dia após a vitória diplomatica nas Nações Unidas, considerada pelo presidente Abbas como uma "certidão de nascimento" da Palestina.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considerou que, ao apresentar a solicitação na ONU, os palestinos "violaram seus acordos com Israel".
"Israel atuará como consequência", acrescentou.
Ao obter o status de Estado não membro, a Palestina poderia teoricamente ratificar o Estatuto de Roma e recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, deixa hotel nesta sexta-feira (30) em Nova York (Foto: AP)
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, deixa hotel nesta sexta-feira (30) em Nova York (Foto: AP)
mapa palestina história (Foto: Arte/G1)
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário