Páginas

21 de novembro de 2013

Câmara decide nesta quinta se abre processo de cassação de Genoino

Contrariando o STF, Alves deve colocar a cassação em análise no plenário
A Mesa Diretora da Câmara se reúne nesta quinta-feira, dia 21, para decidir se irá abrir o processo de cassação do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), detido na última sexta-feira, dia 5, após ter a prisão imediata decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, junto a outros 11 condenados no julgamento do mensalão.
Na véspera, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que, caso a Mesa decida abrir processo, irá contrariar a determinação da Suprema Corte, de perda do mandato automática dos réus, e submeter a cassação à análise do plenário. Atualmente, as regras do Congresso preveem votação secreta para a perda de mandato. No entanto, há duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) à espera de apreciação em segundo turno na Câmara e no Senado, que acabam com o voto secreto, sem previsão para análise.
Genoino, que passou por uma cirurgia no coração há quatro meses, está licenciado do cargo por motivos de saúde. O advogado de defesa, Luiz Fernando Pacheco, entrou com um pedido para que seu cliente cumpra os seis anos e 11 meses em prisão domiciliar, pois necessita de cuidados constantes. De acordo com laudo do Instituto Médico Legal da Polícia Civil do Distrito Federal, o parlamentar é "paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos". O defensor declarou que Barbosa deve dar a decisão hoje.
Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário