Páginas

19 de novembro de 2013

O bater do coração revela sua personalidade

capa_coracao
O aspecto da sua personalidade pode ser traçado conforme ao batimento cardíaco, segundo um estudo alemão.
São 425 estudantes universitários com idades entre 18 a 33 anos que fizeram testes de personalidade, mas não foi nada comum como responder um questionário ou algo assim, e sim, os cientistas mediram a sua atividade elétrica do coração utilizando eletrocardiografia.
A personalidade pode ser traçada por diversas maneiras:
  • Padrões de respiração
  • Liberação de hormônios específicos
  • Conexões nervosas diretas entre o cérebro e o coração
Por exemplo, pessoas com certas assinaturas de batimentos cardíacos pontuaram mais em testes de neuroticismo, ou seja esses indivíduos tendem a experimentar mais emoções negativas, como ansiedade e depressão. Eles também tendem a sentir menos emoções positivas, incluindo felicidade e alegria.
As medidas da atividade elétrica do coração também podem ser usadas para prever a afabilidade das pessoas, um traço de personalidade que descreve a compaixão ou empatia de um indivíduo.
 
Essas assinaturas de batimentos cardíacos podem medir a personalidade das pessoas mais objetivamente que os métodos atuais.
Por exemplo, a personalidade é comumente avaliada através de questionários, mas isso é muito subjetivo. As pessoas podem escolher as respostas que acham mais aceitáveis para seu gênero, ou podem perceber erroneamente suas próprias características.
Anteriormente, pesquisadores descobriram uma ligação entre determinados padrões de atividade elétrica do coração e pessoas com personalidades frias, que tendem a não mostrar emoção. No novo estudo, padrões similares foram observados entre aqueles com altas pontuações em neuroticismo e baixas pontuações em emoção positiva.
Embora os cientistas suspeitem que este tipo de padrão elétrico não seja particularmente saudável, pesquisas futuras são necessárias para confirmar isso.
Fonte: LiveScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário