Páginas

19 de novembro de 2013

Justiça russa libera ativista brasileira do Greenpeace sob fiança

Ana terá que pagar uma fiança no valor de R$ 141 mil
A Justiça da Rússia liberou nesta terça-feira, dia 19, sob fiança, a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, 31 anos, parte do grupo de ativistas do Greenpeace preso em setembro após participar de uma ação que interceptou uma plataforma de petróleo do país no mar Ártico.
A ONG confirmou em sua conta no Twitter que, para deixar a prisão, Ana terá que pagar uma fiança de dois milhões de rublos (R$ 141 mil). A brasileira será a primeira estrangeira a ser libertada após o tribunal de São Petersburgo ter autorizado a soltura dos russos: o porta-voz Andrei Allakhverdov, a médica Yekaterina Zaspa e o fotógrafo Denis Siniakov.
A soltura de Ana ocorre em meio à reavaliação das prisões preventivas dos ambientalistas, que foram indiciados por vandalismo pela tentativa de invasão da plataforma da estatal Gazprom. O tribunal deve avaliar os outros casos até o fim da semana, faltando pouco tempo para vencer o prazo da prisão preventiva, domingo, dia 24. Até agora, apenas o australiano Colin Russell teve a detenção prolongada para até o dia 24 de fevereiro de 2014. De acordo com as autoridades, a soltura do ativista pode atrapalhar o andamento das investigações.
Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário