Páginas

27 de novembro de 2013

Ovários comestíveis deliciosos de… frutas

capa_sementes
Você sabia que ao morder uma maçã, você está mastigando o ovário amadurecido de uma macieira, mas não se preocupe e nem tenha nojo.
Angiospermas são plantas com flores que se reproduzem com sementes. Em certo sentido botânico, o nome fruto é normalmente restrito a alimentos doces e carnudos como bananas, laranjas e pêssegos. Já em um sentido biológico, cereais, nozes e tomates são ovários maduros.
O fruto envolve e protege a semente enquanto ela cresce. Quando completamente maduro, ajuda na dispersão das sementes, em geral por ser delicioso o suficiente para atrair visitantes. Embora nem todos os frutos sejam comestíveis, muitas plantas se encaixam em um nicho que permite uma relação simbiótica com os animais.
Através da produção de frutas doces, a planta assegura que os ovários sejam consumidos e levados para longe da mãe. Os animais podem defecar as sementes ou jogá-las, ambas maneiras eficazes de espalhá-las. Ironicamente, seres humanos podem produzir frutas sem sementes, acabando com o seu propósito.
Fonte: KN

Nenhum comentário:

Postar um comentário