Páginas

21 de novembro de 2013

Torre de Pisa um dia irá cair???

capa_torre
Aposto que você já deve ter feito essa pergunta… Pois bem, a Torre de Pisa deve se inclinar por pelos menos mais 200 anos.

Este tempo se dá graças a um projeto de restauração que resgatou a torre depois dela ter chegado à beira do colapso uma década atrás.
A curiosa torre começou a ser construída no ano de 1173 sobre solos instáveis, o que fez com que o sino da Torre de Pisa se inclinasse cada vez mais para o sul. Arquitetos, nos últimos séculos, tentaram compensar o peso da estrutura para o norte. Foram criados projetos que pretendiam endireitar a torre, mas as experiências foram mal planejadas e aumentaram ainda mais a instabilidade da estrutura.

Em 1990, a Torre de Pisa ficou mais torta, se inclinando em mais de 5,5 graus. Segundo cálculos, a torre deveria ter caído com 5,44 graus de inclinação. Felizmente a torre desafiou as previsões e se manteve firme tempo suficiente para que os engenheiros chegassem a uma correção – para a felicidade dos italianos e dos turistas.

Foram realizados trabalhos de restauração entre 1999 e 2001 que estabilizaram a torre. Engenheiros colocaram pesos na extremidade norte da estrutura enquanto extraiam solo da parte de baixo da torre, fazendo-a afundar lentamente de volta ao norte.

A Torre de Pisa continua se inclinando para o sul, mas agora ela faz isso com apenas 3,9 graus. A não ser que aconteça um grande terremoto ou outra catástrofe imprevista, os engenheiros acreditam que a torre vai continuar em pé por muito tempo – o suficiente para muitas gerações aproveitarem a paisagem que parece desafiar as leis da física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário