Páginas

7 de novembro de 2013

Especialista tira dúvidas sobre sinusite

fimdomauhalito.com/blog
fimdomauhalito.com/blog
O clima quente e úmido da região Amazônica favorece o desenvolvimento de doenças respiratórias, como a rinite, a asma e a sinuzite. Assim como grande parte da população, o médico Breno Simões sofre com estes problemas, que o motivaram a se especializar na otorrinolaringologia, ramo da medicina que estuda os problemas de ouvido, garganta e nariz.

Simões participou do quadro Fala Saúde desta quarta-feira (6) do jornal Liberal 1ª Edição e falou sobre os problemas da sinusite, que ocorrem pela formação de uma infecção com acúmulo de secreção nos seios da face, que geram diversos sintomas como dificuldades respiratórias. Segundo o médico, o uso de remédio provoca melhora dos quadros agudos em cerca de 10 dias, mas pacientes com sinusite crônica precisam de acompanhamento pelo resto da vida. Veja a entrevista:

Sinusite pode causar mau hálito?
Sim, por causa da secreção purulenta, fétida, que drena para a garganta. Para cuidar do mau hálito, além do dentista, é preciso consultar o otorrino.

Crianças pequenas, de três anos de idade, pode ser diagnosticadas com sinusite?
Podem. Pacientes com qualquer idade podem ser diagnosticados, desde que acompanhados por um período prolongado. O diagnóstico não pode ser feito após o primeiro sinal.
Receitas caseiras, como chás, tem eficácia para combater sinusite?
Não existe comprovação científica, são ditos populares. É preferível procurar um especialista, para resolver o problema de forma apropriada.

Assoar o nariz faz mal para quem tem sinusite?
O ato de puxar a secreção e cuspir é mais fisiológico, mas assoar de forma leve e solta não tem problema. O que faz mal é quando há um esforço envolvido, que prejudica o nariz e o ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário