Páginas

9 de dezembro de 2013

ill Clinton critica espionagem dos Estados Unidos à Petrobras

Clinton esteve no Rio para encontro da Clinton Global Initiative (CGI) na América Latina
O ex-presidente norte-americano Bill Clinton criticou, em entrevista publicada nesta segunda-feira, dia 9, no jornal "O Globo", o monitoramento de dados realizado pela Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês) dos Estados Unidos no Brasil, frisando que é contra o rastreamento das comunicações da Petrobras.
"Sim, há o caso da Petrobras. Em primeiro lugar, não deveríamos levantar informação econômica sob o pretexto de segurança. Não com um aliado", disse o ex-presidente, em visita ao Rio de Janeiro para o primeiro encontro da fundação Clinton Global Initiative (CGI) na América Latina. No entanto, Clinton defendeu o programa de espionagem dos EUA. "Precisamos ter uma conversa clara, séria e aberta explicando por que a Big Data pode evitar um ataque terrorista. Eu tenho informação concreta de que salvamos vidas rastreando padrões de conversas. O tema gerou controvérsia, mas muitos governos desejam que seus serviços de inteligência façam o mesmo."
O norte-americano também comentou a onda de protestos que ocorreu no Brasil em junho, companrado o país com a Síria, onde o presidente Bashar al-Assad iniciou uma guerra civil ao reprimir violentamente os opositores ao seu governo. "A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, disse: `vocês têm razão, vamos tentar descobrir como resolver os problemas`. É por isso que estamos no Brasil. Falo como alguém de fora que acompanha o processo. Tanto as manifestações quanto a resposta são, a longo prazo, indícios positivos."
Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário