Páginas

17 de dezembro de 2013

Você sabe a diferença entre Psicólogo, psiquiatra e terapeuta

Há muita confusão quando se trata de saúde mental, e é especialmente confuso para uma pessoa leiga em termos das várias profissões que compõem a área. Mesmo tendo o privilégio de chamar-se de psicólogo, vai demorar muitos anos de estudo, psiquiatras estão principalmente preocupados em prescrever medicações, e terapeutas fornecem aconselhamento, mas não podem realmente ser psicólogos.

O campo de um psiquiatra tem muito a ver com a saúde mental, mas muito pouco a ver com o campo da psicologia. Na verdade, o caminho para um psiquiatra não envolve qualquer obtenção de um diploma de psicologia, mas na realidade, exige um em medicina. No entanto, se você é um aspirante a psiquiatra, pegando o seu diploma é apenas o primeiro passo. Depois você precisa de vários anos de escolaridade e experiência prática antes de ser licenciado e começar sua própria prática. Os psiquiatras também não gastam todo esse tempo em psicoterapia como regra geral, e geralmente preferem entender os problemas de saúde mental das pessoas como algo que pode ser tratado com a medicação adequada. é claro, seu treinamento é muito abrangente, então eles podem acabar liderando um time de outros profissionais.

Psicólogo, por outro lado, são bem mais diferentes. Muitas pessoas vivem sobre a impressão de que alguém que recebe uma licenciatura ou mestrado pode chamar-se um psicólogo, mas este não é o caso. Para ser um psicólogo você na verdade precisa ter um Ph.D (Doutorado). Há também uma impressão errada de que a maior parte da psicologia envolve algum tipo de terapia de fala. A verdade é que, embora muitos psicólogos especializam-se em aconselhamento, há também muitos que opinam ir por um caminho diferente. Psicólogos ensinam, fazem pesquisas, realizam estudos e fornecem muitos outros serviços relacionados com a psicologia.

E por último mas não menos importante, são os terapeutas de confiança que senta e conversa com você sobre todos os seus problemas. Este é talvez um dos mais confusos. Enquanto muitos psicólogos fazem o papel de um terapeuta, também há muitas pessoas que são capazes de realizara aconselhamentos de saúde mental sem obter um diploma em psicologia ou psiquiatria. Alguém pode simplesmente obter um mestrado em aconselhamento psicológico para executar serviços de saúde mental, mas muitos lugares exigem estudo extra em cima do grau de mestre. outro caminho é através do trabalho social. Aqueles com um mestrado em serviço social podem fornecer determinados serviços de aconselhamento em vários locais, e em outros pode ser licenciado como um conselheiro, fazendo estudos e passando certificações extras. Estas pessoas são chamadas de assistentes sociais licenciados.

Minnesota nos Estados Unidos, por exemplo, tem algumas regras estranhas. Embora tenha um sistema de licenciamento de aconselhamento, as leis do estado também torna ok para pessoas que não tem uma licença no aconselhamento para a prestação desses serviços. isso permitiu que pessoas como Marcus Bachmann, marido da congressista Michele Bachmann, fornecesse terapias destinadas a "curar" as pessoas de sua homossexualidade durante décadas sem realmente ter uma licença para praticar. isso, é claro, não é particularmente bom para o campo da saúde mental. A sociedade precisa de mais controle sobre quem detém as rédeas do tratamento.
Fonte:FatosDesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário