Páginas

13 de dezembro de 2013

O Perigo Mundial que é o Vulcão de Yellowstone

O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. É o mais antigo parque nacional no mundo. Foi inaugurado a 1 de março de 1872 e cobre uma área de 8980 km². O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, na qual incluem-se ursos marrons, lobos, alces, e outros animais.
A caldeira vulcânica de Yellowstone é o maior sistema vulcânico existente na América do Norte. É normalmente denominado como "super vulcão" porque a caldeira foi formada por ação de erupções explosivas de elevada proporção. 
A caverna de rocha fundida no super vulcão adormecido debaixo de Yellowstone é ainda maior que os cientistas pensavam.
Um estudo que mede as atividades sísmicas em torno do parque nacional, revelou que a câmara de magma foi 2,5 vezes maior do que as estimativas anteriores.
Estendendo-se em 55 milhas sobre 30 milhas de largura, e chegando a profundidades de até 9 milhas, qualquer erupção do super vulcão seria catastrófico para o mundo inteiro.

Na ultima erupção do super vulcão, cerca de 640 mil anos atrás, uma nuvem de cinzas cobriu toda a América do Norte, afetando drasticamente o clima.
 
Mas, se o vulcão entrar em erupção hoje em dia, as consequências seriam devastadoras para o mundo inteiro, e não apenas a América do Norte.
 
"Todo o material que elevado até a atmosfera (durante uma erupção) acaba por circular a Terra e afetam o clima" Segundo Dr James Farrell, da Universidade de Utah.
 
Cientistas podem vir a prever o efeito da erupção é provavelmente 2 mil vezes mais poderoso do que o que ocorreu em Monte St Helens, em1980.
 
A extensão da lava derretida fermentando sob o parque nacional, foi descoberta através da gravação de atividade sísmica causada pelo vulcão ativo.
 
Ao medir as ondas sísmicas que viajam através do solo, os cientistas foram capazes de traçar o curso da lava.
 
"As ondas viajam mais lentamente através de material quente e parcialmente fundido... com isso, podemos medir o que está abaixo" Dr. Farrell explica.
 
Os resultados da equipe, que foram apresentados na reunião da União Americana de Geofísica em São Franciso, também descobriu que a câmara de lava estendeu-se mais para o nordeste do parque do que se pensava antes.
 
Enquanto ninguém sabe quando o vulcão ativo vai voltar a atividade. O professor Smith disse que as suas conclusões não demonstram o "Maior Perigo".
 
Alguns previram que uma erupção é iminente e ocorrerá a cada 700 mil anos, mas o cientista disse que estes números foram baseados em apenas 3 erupções conhecidas. o que aconteceu 2,1 milhões de anos atrás, 1,3 milhões de anos e 640 mil anos atrás.
 
O parque nacional também diz que os cientistas têm abundância de aviso de que o vulcão estava se aquecendo para algo maior, como atividade sísmica e outros indicadores tenderiam a aumentar.
E agora? Qual será a próxima notícia envolvendo o parque de Yellowstone?
Fonte:FatosDesconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário