Páginas

17 de dezembro de 2013

Snowden pede asilo ao Brasil em troca de ajudar investigações sobre espionagem no país

Snowden espera sensibilizar Dilma para que conceda o asilo que precisa
O ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos por vazar informações sigilosas do governo, pediu em carta asilo permanente ao Brasil, publicou nesta terça-feira, dia 17, o jornal "Folha de S. Paulo".
Atualmente asilado temporariamente na Rússia, Snowden oferece em troca do acolhimento ajuda para o Palácio do Planalto investigar a espionagem de Washington a cidadãos, autoridades e empresas do Brasil.
"Muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo", afirmou, se referindo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar as atividades da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) norte-americana no Brasil, que incluíram monitoramento de telefonemas e e-mails da presidente Dilma Rousseff e da Petrobras.
O texto foi publicado no Facebook do brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, autor das reportagens que revelaram os documentos obtidos por Snowden.
Fonte:POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário