Como nas propagandas de cigarro, consumidor será avisado sobre riscos de fazer dívidas. A
publicidade de crédito bancário passará a ser acompanhada de uma
mensagem sobre os riscos do superendividamento. Haverá uma frase de
alerta, assim como ocorre nas propagandas de bebidas, cigarros e
remédios.
A mudança faz parte de um manual sobre crédito
sustentável elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que
será lançado em 2014. A norma de autorregulação deve abordar também
questões como treinamento de pessoal e critérios para concessão de
empréstimos.
Em relação à publicidade, a avaliação das
instituições financeiras é que a propaganda, muitas vezes, é muito
ostensiva e não passa a informação adequada. "Eu poderia fazer uma
analogia com a publicidade sobre bebidas: o crédito, em excesso, pode
gerar prejuízo", afirmou Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, diretor
de autorregulação da Febraban, que participa do V Fórum Banco Central
sobre Inclusão Financeira, em Fortaleza (CE).
Os bancos também tentam aperfeiçoar critérios
para concessão, de forma a melhor adequar o produto ao tipo de cliente.
Haverá ainda normas sobre informação disponível nos diferentes canais em
que o empréstimo pode ser diretamente contratado, como agências,
internet e caixa eletrônico.
Também haverá orientação para casos de inadimplência e
liquidação antecipada. "Hoje, vários canais estão disponíveis, com seus
limites de informação e você precisa regular isso." O manual também deve
abordar questões sobre treinamento de pessoal e o aumento de canais
para renegociação de dívidas.
Sampaio afirmou que o manual é apenas o início de um
processo para melhorar a concessão do crédito. "Não existe uma bala de
prata que mude o cenário que nós temos hoje. Não vai acabar com o
problema do superendividamento. Esse primeiro texto inicia um programa
para o futuro", afirmou.
Fonte:IG
Fonte:IG
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