De acordo com um estudo publicado pelo periódico Nature, um componente encontrado no veneno da mamba negra pode ser um analgésico tão forte quanto a morfina. Contudo, tem uma enorme vantagem, que é não causar dependência e não causar os mesmos efeitos colaterais.
A mamba negra, além de ser a cobra mais rápida do mundo, é conhecida como uma das mais venenosas (senão a mais venenosa) e tem fama de ser agressiva. Caso alguém picado não receba tratamento rapidamente a morte agonizante é certa e acontece dentro de um período de 30 minutos a algumas poucas horas.
Porém, o veneno perigosíssimo dessa cobra tem seu lado positivo. Os mambalgins, uma classe específica de peptídeos nele encontrada, trabalham em um grupo completamente diferente de receptores do que a morfina e apresentam a mesma capacidade analgésica.
O problema da morfina é que ela causa dependência, fazendo com que a dosagem necessária seja cada vez maior. Além disso, entre os efeitos colaterais estão fortes dores de cabeça, vômitos e espasmos musculares.
A efetividade do mambalgin foi verificada realizando-se testes com ratos. Nestes testes os animais tratados não apresentaram os sintomas comuns da morfina. O analgésico também chegou a ser testado em células humanas, mas até ser ministrado em um ser humano ainda são necessárias várias etapas de desenvolvimento e testes. Esta descoberta representa um grande marco na criação de novos analgésicos.
Via io9.