Em sua apresentação no ExpoManagement, Philip Kotler acentuou alguns pontos de suma importância para um novo marketing:
* Reavalie o seu mix de comunicação. Novas mídias estão em evidência,
como webcasts, podcasts, videocasts, blogs corporativos e marketing
móvel, e tendem a ter um uso mais amplo. O importante é criar movimento,
burburinho, fazer as informações circularem e, também, estar atento ao
feedback dos consumidores, que podem surgir em vários locais ou canais.
* Amplie o uso de técnicas de pesquisa. É fundamental entender melhor
o mercado e os clientes. Novas técnicas de pesquisa têm contribuído
bastante nesse sentido, como estudos etnográficos, análises de atitudes e
comportamentos de clientes nas lojas, pesquisas quantitativas e
discussão com grupos de consumidores, além da metodogia zmet, que
permite captar insights e sinais do inconsciente dos consumidores.
* Faça uso de novas tecnologias de marketing. A utilização de
análises preditivas em marketing direto, as métricas para monitorar e
medir resultados, a automação de vendas e os painéis de marketing podem
ajudar muito no planejamento de lançamento ou de reforço, ou na
modelação da demanda.
* Estimule a sinergia entre as equipes e reorganize as operações. A
procura de soluções integradas contribui para uma atuação mais alinhada e
produtiva das áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos.
* Aprimore sua abordagem de vendas. Conhecer mais a fundo os clientes
e os consumidores em potencial, reforçar os benefícios e o valor
agregado dos produtos e serviços (em detrimento das características) e
ter abordagens e processos documentados facilitam na abordagem para a
realização de vendas. Como premissa para um bom trabalho de marketing,
Kotler lembra que é crucial estar atento ao que acontece: “Observar as
coisas e as pessoas é importantíssimo. Acompanhar as mudanças no
contexto dos negócios e obter insights dos consumidores podem nos apoiar
muito no desenvolvimento de novos produtos e serviços e no alcance de
novos níveis de crescimento”.
Fonte: Portal HSM On-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário