Páginas

28 de outubro de 2012

Empresa reforça a relação Pará-Itália.

Programação conta com conferências abertas ao público
No século 18, Belém foi contemplada com a vinda do arquiteto italiano Antônio José Landi. Em terras paraoaras, adaptou seu estilo bolonhês, região de origem do arquiteto, às condições climáticas da Amazônia para construir verdadeiras obras de arte, como a Catedral da Sé, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Palácio dos Governadores, dentre outras igrejas e prédios que preservam até hoje a história daquela época. Landi começou o intercâmbio entre Pará-Itália, que hoje tem continuidade através de iniciativas, como o Projeto Cultural Casa Rosada, nome da edificação atribuída ao arquiteto por diversos estudiosos, localizada no bairro da Cidade Velha. Em dezembro de 2011, a Casa reabriu suas portas, após a revitalização financiada pelo Grupo Alubar, que desenvolve nesta semana em Belém, mais uma troca de conhecimentos e experiências. 'O intercâmbio Pará-Itália proporcionará um conhecimento maior sobre Antonio Landi e suas obras', afirma o diretor executivo da Alubar, Ricardo Figueiredo.
Com a intenção de fortalecer a relação entre a Academia de Belas Artes de Bolonha e o Projeto Cultural Casa Rosada, a Alubar convidou cinco professores da Academia para conhecerem a capital e as obras do conterrâneo. A programação também contempla a realização de duas conferências que serão abertas ao público. A primeira delas será sobre o tema 'Bolonha - A sua história e a sua arte', que será ministrada pela professora Carmen Lorenzetti, na Casa da Linguagem, no dia 30, às 18h. A segunda conferência será da crítica de arte Beatrice Buscaroli sobre 'Antônio José Landi', no Museu da UFPA, no dia 1 de novembro, às 16h. Intercâmbio - Para Ricardo, é uma forma de 'disponibilizar para as cidades de Belém e Bolonha uma troca cultural, visando discutir o que pode ser realizado entre as duas realidades'. Essa troca cultural começou ainda na revitalização da Casa, quando foram convidados pintores italianos para pintar a Sala Bolonha na Casa Rosada. Pinturas de quadratura foram utilizadas pelo professor italiano Pietro Lenzini, auxiliado por Giorgio Drioli, ambos da Academia de Belas Artes de Bolonha, onde Landi foi aluno e professor. Os italianos também experimentaram um pouco da arte paraense. Em maio deste ano, a artista plástica Dina Oliveira, através do projeto, expôs na Academia a mostra 'Sulla Pianura... verde, caldo, umido', que significa 'Na Planície... verde, quente, úmida', que contou com a curadoria de Beatrice Buscaroli. 'A mostra da Dina foi uma forma de fortalecer a relação entre a Academia e o Projeto Cultural Casa Rosada', afirma o diretor executivo, que adianta: 'pretendemos continuar o intercâmbio com a Itália'.

Sobre a Casa Rosada - Da iniciativa de conservar e revitalizar o patrimônio histórico de Belém surgiu o projeto de reforma da Casa Rosada, financiada pelo Grupo Alubar. As obras foram executadas com a assessoria técnica do Fórum Landi, grupo da Universidade Federal do Pará que trabalha com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a história da Amazônia e de realizar estudos e ações sobre o legado artístico e arquitetônico de Antonio Landi. A Casa Rosada é uma edificação remanescente do século 18, cujas linhas arquitetônicas exteriores permanecem praticamente inalteradas. A edificação possui, no seu andar térreo, portas e janelas com molduras elaboradas. Portais trabalhados, gradis de ferro e largos beirais, que também compõem a edificação, dão um ar de requinte ao prédio. A autoria da Casa Rosada é atribuída a Antonio José Landi por diversos estudiosos. Dentre eles, a portuguesa Isabel Mendonça, a maior estudiosa do mundo sobre vida e obra do arquiteto.

Conferências 'Bolonha - A sua história e a sua arte', por Carmen Lorenzetti, mestre em História da Arte pela Fundação Longhi de Florença e professora da Academia de Belas Artes de Bolonha, Itália.
Dia: 30 de outubro
Hora: 18h
Local: Casa da Linguagem - Av. Nazaré, 31 - Nazaré.
Inscrição: Gratuita e será realizada no dia do evento a partir das 17h. Com tradução simultânea. 'Antônio José Landi', por Beatrice Buscaroli, especialista em História da Arte pela Universidade de Bolonha. Desde 2011 é professora da Academia de Belas Artes de Bolonha, Itália.
Dia: 1 de novembro
Hora: 16h
Local: Museu da UFPA - Avenida Governador José Malcher, 1192 – Nazaré.
Inscrição: Gratuita e poderá ser realizada pelo telefone (91) 3242-8340. Disponíveis 60 vagas. Com tradução simultânea.
Fonte:ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário