Páginas

29 de outubro de 2012

Furacão Sandy deve atingir costa dos EUA no início da noite desta segunda.

Fenômeno estava a 285 km de Nova York, que virou 'cidade fantasma'. Obama previu tempestade 'grande e poderosa' e pediu colaboração.
O furacão Sandy, que promete ser a mais forte tempestade a atingir os EUA, deve tocar o continente no início da noite desta segunda-feira (29), segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões.
Sandy estava a 180 quilômetros a sudeste de Atlantic City, Nova Jersey, e a 285 quilômetros de Nova York, de acordo com o informe, publicado às 14h locais (16h do horário brasileiro de verão).
Sandy está se movimentando na direção noroeste, a cerca de 44 quilômetros por hora. Ele deve seguir essa direção até tocar o continente, e depois girar para oeste-noroeste.
Sandy mantém seus ventos máximos sustentados em 150 quilômetros por hora.
Em seu boletim anterior, a agência afirmou que a tempestade possivelmente tocará o continente no sul da costa de Nova Jersey.
Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe, já eram sentidos, e as autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade.
Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.
A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.
Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a televisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.
Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, também decretou o fechamento dos cassinos de Atlantic City, a "Las Vegas da Costa Leste".

Na maioria dos estados do litoral, os governos declararam estado de emergência a fim de poder mobilizar rapidamente os meios, enquanto milhões de crianças devem ficar em casa, com muitas escolas públicas de Washington a Boston fechadas.

As rádios alertam para a possibilidade de cortes de energia, transmitindo mensagens explicando as precauções.
mapa furacao sandy 29/10 (Foto: AP)
Veleiro naufragado.
Quatorze dos 16 tripulantes de um veleiro naufragado na costa da Carolina do Norte (sudeste dos EUA) foram resgatados, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, que continua procurando duas pessoas desaparecidas.
Eles abandonaram a embarcação à deriva nesta segunda-feira no trajeto do furacão Sandy.
O serviço de socorro informou inicialmente que a tripulação da embarcação canadense contava com 17 pessoas, que estavam a salvo.
Os marinheiros foram socorridos por dois helicópteros Jayhawk. Um avião Hércules C-130, que será apoiado por um terceiro helicóptero, continua no local para buscar os dois membros da tripulação que continuam desaparecidos.
O veleiro canadense 'HMS Bounty', réplica de um famoso barco do século XVIII, ficou a mercê das águas turbulentas 144 km a sudeste de Hatteras, Carolina do Norte.
O barco se encontrava a aproximadamente 257 km a oeste do olho do furacão.

Confira as Imagnes:
 
Passageiro pega o último trem da linha 4 do metrô de Nova York na noite deste domingo (28). linhas foram paralisadas antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters)
Prateleira de supermercado é esvaziada em Nova York antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters)






















Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário