Páginas

20 de outubro de 2012

Sauna transparente flutua isolada no mar.

  ‘Caixa’ deixa o interior à mostra na Noruega
  (Foto: Reprodução)
Relaxar em uma sauna quente para depois dar um mergulho na água gelada é prática comum em diversos cantos do globo. Fazer isso no meio do mar, envolto por montanhas, numa caixa transparente que deixa tudo à mostra, é um pouco mais raro. Mas há um lugar onde isso é possível: a estonteante vila rural de Rosendal, na costa oeste da Noruega.
Ancorada em frente a um belíssimo fiorde (quase) deserto, a sauna flutuante de Rosendal é pública. Lá dentro, o calor pode atingir mais de 30°C, um verdadeiro presente dos deuses numa região conhecida por suas baixas temperaturas, que batem 20°C negativos. Para chegar lá dentro, só de barco a remo, ou a nado mesmo, já que neste ponto específico do litoral norueguês o mar nunca congela, mesmo durante o inverno rigoroso.
  (Foto: Reprodução)
Com 25 m² de área total (contando com a doca flutuante) e 9 m² de área interna, a sauna foi construída em terra e depois levada para a água, onde se mantém ancorada. Sua estrutura é composta por paredes de plástico, bancos compridos de madeira de pinho, pedras, lamparinas e barris de óleo velho. O interior da sauna conta até com um tipo de piso de água, ideal para quem quer se refrescar sem sair da “caixa” (não que isso faça muita diferença com toda essa transparência...)
Por questões ecológicas, é proibido usar qualquer tipo de sabonete ali dentro. À noite, a sauna flutuante dá um toque todo especial à aldeia ao redor - iluminada, brilha como se fosse uma lanterna flutuante, refletindo a água.
O projeto é do escritório da arquiteta Rintala Eggertsson, em conjunto com a Västlands Art Academy e com a supervisão dos professores Marco Casagrande, Sami Rintala e Christel Sverre. Construída há 10 anos, a obra foi vencedora do 6º prêmio 20+10+X Architecture Awards em 2010.
  (Foto: Reprodução)
  (Foto: Reprodução)
  (Foto: Reprodução)
  (Foto: Reprodução)
  Fonte:CasaVougue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário