Páginas

22 de outubro de 2012

Mensalão: STF deve concluir votação sobre formação de quadrilha.

STF/ SCO/ Gervásio Baptista
O STF deve concluir o julgamento nesta segunda
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira, dia 22, a votação sobre o último item da denúncia do mensalão, referente ao crime de formação de quadrilha. Os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski já deram seu parecer.
Os ministros analisam os casos de 13 réus, dos núcleos político, operacional e financeiro: do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino; do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares;  do publicitário Marcos Valério; os dois sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz; o advogado Rogério Tolentino; as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias; a dona do Banco Rural, Kátia Rabello; e os ex-dirigentes José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório.
Barbosa, relator do processo, condenou 11 dos 13 réus, inocentando apenas Geiza e Ayanna. Para ele, os acusados, “de forma livre e consciente, se associaram de maneira estável e com divisão de tarefas com o fim de praticar crimes contra a administração pública, o sistema financeiro nacional, além de lavagem de dinheiro.”
Por outro lado, Lewandowski, revisor, absolveu todos os réus, alegando que nem toda associação que resulta em crime representa quadrilha. “Verifico que a denúncia, bem como as alegações finais, de forma pouco técnica, ora menciona formação de quadrilha, ora organização criminosa, que são figuras tecnicamente distintas. (...) São figuras penais totalmente distintas.”
Da Redação:Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário