Páginas

24 de outubro de 2012

As lentes de contato podem se perder por trás do olho?


“Depois de usar óculos por muito tempo, resolvi passar a usar lentes. Ouvi dizer que tem que tomar muito cuidado para ela não ir parar atrás do olho. Isso é verdade?” Maria Luisa Malu.
 
R= Malu, um coisa posso te garantir, fique muito tranquila quanto as lentes de contato, pois, por mais que desloque do lugar, ela NUNCA vai parar atrás do olho. Isso é mito, não há nenhuma possibilidade que uma lente de contato se mova e se perca dentro dos olhos.
Temos nos olhos, uma membrana fina que serve como cobertura chamada conjuntiva. Na verdade é uma membrana mucosa presente em nossos olhos (e de todos os vertebrados) que reveste a parte interna da pálpebra e a superfície exposta da córnea, revestindo igualmente a parte posterior da pálpebra que se prolonga para trás para recobrir a esclera. Ou seja, ela funciona como uma “parede” protetora que cobre toda a parte branca até a pálpebra superior e inferior do olho. A função da conjuntiva ajuda a proteger o olho de infecções e corpos estranhos, impedindo inclusive que as lentes de contato se movam até o fundo do olho. A natureza contínua da conjuntiva das pálpebras sobre o globo ocular torna impossível para qualquer coisa ir parar atrás do olho e ficam presas lá.
No entanto, pode acontecer da lente de contato deslizar sob as pálpebras ou tornar-se deslocada, mas ela só permanece na parte da frente dos olhos ou debaixo da pálpebra caso se movam. Se isso ocorrer, tente olhar na direção da lente para fazê-la voltar para a posição correta. Se usar lentes de contato gelatinosas, elas tendem a centrar automaticamente na córnea.
 
Por causa da conjuntiva as lentes de contato não podem ir parar atrás do olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário